Como Cuidar de Orquídeas
Cuidar de uma orquídea pode ser bem mais simples do que você imagina. Com elementos que encontramos em casa podemos mantê-la vistosa e saudável com poucos produtos químicos como a canela em pó e o sabão de coco, basta ficar atento aos sinais que a planta dá e seguir algumas dicas.
- Descubra que orquídea tem em casa: Primeiramente você deve saber a espécie da sua orquídea e seu habitat de origem, pois com isso conseguimos saber suas necessidades naturais em seu meio. A partir destas informações, o cultivo de orquídeas ornamentais (como a Cattleya e a Phalaenopsis) se torna fácil.
- Onde cultivá-las: Orquídeas podem ser cultivadas em diversos lugares como vasos, fibra de coco, placas de xaxim ou até mesmo em madeira ou em árvores, terra ou pedra, dependendo da espécie por isso a necessidade de saber sobre qual orquídea estamos lidando. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta. No caso de optar por vasos, escolha os de barro que apesar de serem mais caros têm mais porosidade e drenam melhor a água.
- Cuidados com sua orquídea: A maioria das orquídeas não toleram grandes quantidades de água e, mediante isso devemos nos preocupar com a forma em que vamos regar essa planta. Uma dica muito valiosa é fazer um furo na terra do vaso e com o dedo sentir o quão úmido esta a região, só regue novamente sua orquídea quando sentir a terra seca.
- Adubando: Os melhores adubos para isso são os orgânicos, como a torta de mamona e a farinha de osso, mas podemos também usar misturas, como o “Bokashi”, que é facilmente encontrado em casas especializadas. As adubações podem ter intervalos de 3 meses ou mais. E lembre-se: exagero na adubação, nesse caso, não é recomendável.
- Mantendo suas orquídeas sempre bonitas: Quando for podar suas orquídeas, tirar folhas queimadas ou com manchas utilize uma tesoura previamente esterilizada (com um maçarico portátil ou no fogão) e passe canela em pó no local do corte – funciona como cicatrizante – lave e esterilize sua tesoura antes de utiliza-la em outra planta para evitar a transmissão de doenças.
- Trocando de vaso: A troca de vaso deve ser feita quando as raízes de sua orquídea estiverem muito grandes para o vaso ou quando a planta estiver excessivamente ramificada. Podemos efetuar a divisão da planta, ou passá-las a um vaso maior, algumas orquídeas criam raízes fora do vaso mesmo que não esteja faltando espaço, o que é normal. Para isso, no caso de troca de vaso, é tudo bem simples e necessário pelo fato de que com o passar do tempo o substrato vai apodrecendo. Na hora da troca de vasos acrescente chips de fibra de coco ou musgo à planta para garantir seu crescimento saudável.