domingo, 12 de dezembro de 2010

h1

Nasce o Sul 21

10 maio 2010
Foi dado nesta noite de segunda-feira o primeiro clic do novo portal de notícias do Rio Grande do Sul. Em um coquetel em Porto Alegre, foi lançado oficialmente o Sul 21, jornal eletrônico que se propõe a ser apartidário, mas jamais apolítico.
Nos discursos de abertura, foi dito que o Sul 21 possui proximidade ideológica com o programa aplicado no Brasil, mas que isso não fará com que a crítica desapareça. Essa é a grande preocupação, e dessa escolha será feito o futuro do portal: caso siga realmente o que foi dito, a tendência é um grande crescimento, e já explicarei o porquê; caso contrário, virará mais um veículo a sustentar posições partidárias, e se perderá na multidão. Acredito, sinceramente, na primeira hipótese.
Existe a necessidade clara e manifesta de um grande veículo de esquerda no Rio Grande do Sul – e no Brasil! A população mais crítica não tem o que ler, e exatamente por essa falta de opção acaba rendendo-se aos tradicionais veículos oligopólicos, que acabam por impor à sociedade uma ditadura do pensamento único.
O Sul 21 nasce disposto a suprir essa lacuna. Lacuna que já era ocupada por blogs, que também terão seu espaço no novo portal, mas que agora será preenchida por um veículo que, enfim, tem a possibilidade de unir os diversos possíveis pensamentos não só de esquerda, mas contestadores, críticos.
Com a direção de Vera Spolidoro, com uma redação de respeito e uma reunião de blogs de dar inveja a qualquer grande portal, o Sul 21 nasce forte, vigoroso, e espera-se que assim permaneça. A busca incessante pelo jornalismo crítico e democrático deve e tende a ser o mote do novo jornal eletrônico. Se assim realmente acontecer, ganha o Rio Grande do Sul, ganha o Brasil, ganha o jornalismo. Mas, principalmente, ganha a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário